segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Biografia













Nascido Ângelo César, Boss AC é filho da cantora e actriz cabo-verdiana Ana Firmino e do pintor cabo-verdiano António N. Firmino (Toi Firmino). Nascido em Cabo Verde e tendo crescido em Portugal, define-se a si próprio como "tuga-verdiano".





Carreira musical





Rapública
Boss AC iniciou a sua carreira musical em meados dos anos 90. Chegou a ser vocalista dos Cool Hipnoise, depois Boss AC foi um grupo composto por AC e Q-Pid. Fez também várias participações especiais em discos dos Da Weasel, General D e Fernando Cunha, dos Delfins, o que lhe deu algum impulso no mundo da música.
Por essa altura ganharam alguma projecção rappers oriundos maioritariamente da cintura periférica da Grande Lisboa. Esse movimento veio a traduzir-se na compilação "Rapública" (Sony, 1994) na qual Boss AC foi responsável pela produção, autoria e composição dos temas "Generate Power" e "A Verdade". Sendo os primeiros temas próprios lançados em disco, Rapública marcou o arranque definitivo da carreira do artista.
Em 1996, foi o autor do hino de campanha de Cavaco Silva.













Manda Chuva

No final de 1997 Boss AC partiu para os EUA, onde gravou as faixas que deram forma ao álbum "Mandachuva", com a mistura de Troy Hightower, um dos mais requisitados misturadores de hip-hop dos EUA. Boss AC entrou em contacto com ele através dos Mind Da Gap, cujo tema "Sem Cerimónias" foi misturado pelo Troy. Depois de feita a pré-produção e a gravação do disco em Nova Iorque, Boss AC regressou a Portugal, onde registou as vozes que participaram em "Mandachuva". O artista convidou nomes como Sam e Melo D, ou os DJ's Soon e Dee Nasty. Construído como um filme, "Mandachuva" apresenta um cuidado especial na interligação dos temas que dão forma ao registo, através do recurso frequente a intros e a diversos outros skits


Rimar Contra a Maré

Em Dezembro de 2002, Boss AC compilou os temas que foi criando durante esses anos no seu segundo álbum de originais, "Rimar Contra a Maré", inteiramente gravado, produzido e misturado pelo próprio autor, à excepção de dois temas que foram misturados por Troy Hightower. "Rimar contra a maré" foi considerado um álbum extremamente autobiográfico e um pouco negro, exteriorizando o seu desencanto com o mundo. O tema "Baza, Baza (Hoje não quero saber)" foi um dos grandes sucessos do álbum, que catapultou o músico para a ribalta do hip-hop português, devido à popularidade que atingiu. O tema "Lena" já tinha entrado na banda sonora do filme espanhol com o mesmo nome, de 2001. A faixa bónus "É Mintira" é uma música em crioulo que contou com a voz convidada de TC. Gutto mais uma vez participou, nas faixas "Quieres Dinero" e "Lena". O CD foi masterizado por Jorge .






Ritmo, Amor e Palavras

No mesmo ano, em Março, Boss AC lança "Ritmo, Amor, Palavras", cujas misturas ficaram a cargo do seu colaborador de longa data, Troy Hightower – que já misturou para De La Soul, Busta Rhymes, LL Cool J, Outkast e Janet Jackson, entre outros – nos estúdios Hightower Productions, em Nova Iorque. A masterização foi assinada por Jim Brick, nos estúdios Absolute Audio, em Nova Iorque, onde já foram masterizados trabalhos de Mariah Carey, Puff Daddy e Mos Def.









Discografia


Manda Chuva (Valentim de Carvalho (NorteSul), 1998)
Rimar Contra a Maré (Valentim de Carvalho (NorteSul) - EMI, Dezembro 2002)
Ritmo, Amor e Palavras (Hightower Productions, Absolute Audio, Março 2005)
Preto No Branco (Valentim de Carvalho (NorteSul) - EMI, Agosto 2008)

Sem comentários: